AIKIKAIZEN

Sobre Piracicaba

O Aikido nasceu em Piracicaba nos idos de 1987, sendo “recebido” pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz.

Sobre Piracicaba

Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Piracicaba, localizando-se a noroeste da capital do Estado, distando desta cerca de 164 km. Ocupa uma área de 1.376,913 km², sendo que 31,5733 km² estão em perímetro urbano e os 1.345,339 km² restantes constituem a zona rural. Em 2015, sua população foi estimada pelo IBGE em 391 449 habitantes, sendo o 17º mais populoso de São Paulo.

Piracicaba foi fundada em 1767, às margens do Rio Piracicaba, rio vital para a região.

Lugar onde peixe pára

O nome do município vem da língua tupi e significa "o lugar onde o peixe para", através da junção dos termos pirá ("peixe"), syk ("parar") e aba ("lugar"). É uma referência às quedas do Rio Piracicaba, que bloqueiam a migração (piracema) dos peixes.

Sobre a ESALQ, berço do Aikido em Piracicaba

A ESALQ está instalada em um dos mais belos campi universitários do País, com jardins, parques e prédios históricos, tombados como Patrimônio Público Estadual, e moderna infraestrutura para atividades acadêmicas e científicas, unindo tradição com inovação.

Foi nessa respeitada universidade, que se iniciou a difusão do Aikido em Piracicaba.

Fontes:
www.piracicaba.sp.gov.br
www.esalq.usp.br
Créditos da imagem: Tiago Thame Gutierrez